<<<< 16.11.2023
eu odeio quebrar o clima de introspecção e coisas positivas que são objetos de reflexão da maioria das entradas nesse diário digital, mas tem realmente coisas que eu tenho uma dificuldade absurda de compreender.
antes de tudo eu só quero explicitar que isso não é uma versão em texto do antigo quadro do felipe neto intitulado de "não faz sentido". eu entendo alguns dos argumentos utilizados para justificar as atitudes e muitas delas vem de boas intenções. é só que eu realmente não consigo compreender.
okay, vou direto ao ponto. eu não entendo pessoas que fazem seus gostos seu traço de personalidade e identidade visual. e isso engloba muitas coisas, fancams, fotos de perfil, constantes publicações some um mesmo tópico. geralmente esses tópicos estão relacionados ao mercado cultural, sejam cantores, grupos idol, seriados, filmes, desenhos animados e até mesmo jogos eletrônicos. e quero fazer uma distinção, não estou me referindo a pessoas que tem um apreço, ou até mesmo gostam de certas coisas. você ter filme x ou y como favorito não é o que me incomoda. também não me sinto incomodado com contas sobre tópicos específicos como perfis especializados em rap, animações ou coisas similares. meu problema são indivíduos muito específicos que transformam a sua presença online intrinsecamente em uma publicidade para determinada coisa.
então, eu vejo isso mais associado a músicos que geralmente tem um sucesso mais comercial como é o caso de luan santana, taylor swift, kanye west (nunca um sem o outro) e, talvez de forma sempre mais vocal e escandalosa, aqueles que têm interesse por k-pop. perfis dedicados a comentar, arquivar e evangelizar sobre seu interesse para todos que acabam tendo contato com essas almas. e isso é que sou incapaz de compreender. é realmente normal colocar uma pessoa ou produção em um pedestal divino desses? é um comportamente aceitável ficar buscando de forma incessante informações e conteúdo de algo específico? sei que pessoas neurodivergentes possuem hiperfoco e não tenho intenção de atacar esse grupo de indivíduos, só penso que esse tipo de comportamento pode vir a causar grande desconforto nos alvos do mesmo.
um culto a personalidade e até mesmo um culto a certo conjunto de ideias é algo extremamente perigoso em meu ponto de vista pois, como eu vejo, acaba por limitar os horizontes de uma certa pessoa e até mesmo as priva de possíveis novas experiências que estão por ai prontas para serem descobertas. goste das coisas que você gosta, apenas não permita que você seja confundido com elas. cada pessoa é um ser humano único, por mais tenebroso que isso possa parecer ser único é algo bom. cada pessoa tem uma experiência própria e ser colocado como fulano fã de algo ou ciclana lover é uma forma muito simplória de se referir a um ser humano. aproveite quem você é, que as pessoas tenham dificuldade para te descrever, pois isso apenas mostra como você é uma pessoa única. você só pode ser descrito como você.
por mais que você tenha algum tipo de gratidão por uma canção que te apresentou um novo caminho, no fim das contas você é ainda um indivíduo único. as pessoas que fizeram as coisas que você gosta também são seres humanos complexos, apresentam falhas, comportamentos que podem ser repudiados e não são nem próximos de qualquer tipo de idealização que você possa ter da figura criada por você para os representá-los. goste daquilo que você quer gostar, mas tome cuidado para não cair na adoração de uma figura idealizada que, no fim das contas, nem ao menos existe.
no fim das contas eu acho que acabei falando mais comigo mesmo, algo que acontece com uma frequência alta. se cuidem, vençam. venceremos.